Como ganhar dinheiro com o YouTube: dicas para monetizar seu canal

Como ganhar dinheiro com o YouTube dicas para monetizar seu canal

Nos últimos anos, tornar-se um YouTuber deixou de ser considerado uma piada e virou uma opção real de carreira. A publicação ou o streaming de vídeos na plataforma é gratuita, além de haver várias formas de se monetizar. Se você tiver um bom planejamento, também pode começar a ganhar dinheiro com o YouTube.

Se você já tem um canal no YouTube, então o próximo passo é saber como fazer a sua monetização.

Acompanhe e confira suas principais opções para ganhar dinheiro com o YouTube.

Anúncios nos vídeos

Sem dúvida, a opção mais famosa são os anúncios nos vídeos. Isso ocorre quando você insere banners ou propagandas de 6 segundos nos vídeos. Nesse caso, você recebe um valor proporcional ao número de visualizações do anúncio, o que é afetado pelo número de visualizações e pelo público que você atinge. Quanto mais amplo, mais anunciantes você terá. Além disso, você também recebe uma parte da receita gerada pelo YouTube Premium, que é o serviço de assinatura do site.

Patrocínio de marcas

Também há muitos casos de YouTubers que ganham dinheiro com o patrocínio direto de alguma marca. Nesse caso, uma empresa entra em contato direto com você pedindo para mostrar seu produto ou realizar alguma divulgação como parte do conteúdo. Estes são os acordos que trazem o melhor pagamento por anúncio, especialmente se você já tem uma presença forte no seu nicho.

Venda direta de produtos

O merch é outra forma comum de ganhar dinheiro no YouTube. Nesse caso, você monta algum produto próprio, como camisetas, casacos, plushies, entre outros. Você pode oferecer estes produtos ao seu público como uma opção para apoiar o seu canal ou eles podem ser o foco central do seu conteúdo. Por exemplo, um desenvolvedor de jogos pode falar sobre o processo de desenvolvimento do jogo à medida que ele vai ocorrendo e quando o jogo estiver pronto ele terá uma base de pessoas interessadas em jogá-lo.

Doação de expectadores

Se você conseguir um público grande o suficiente, pode obter uma boa renda diretamente a partir dessa audiência. É o caso de sites de doação regular, como o Patreon, Apoia.se, entre outros. Neles, o próprio expectador define o quanto deseja doar, se será um pagamento singular ou se será algo recorrente. Isso dá bem mais controle, pois você não fica dependente de anunciantes ou patrocinadores que possam ter outras exigências.

Claro, o sucesso não acontece da noite para o dia. Leva tempo para encontrar seu nicho e chamar a atenção do público. Além disso, o próprio YouTube só faz a monetização de canais a partir de mil inscritos e com pelo menos 4 mil horas de exibição nos últimos 12 meses. Não em vídeos individuais, mas em tempo de visualização.

Felizmente, você pode acelerar esse processo adquirindo uma conta que já atenda a esses requisitos. Isso permite começar a produzir conteúdo e já contar com a possibilidade de renda desde o início.

Ficou interessado? Então visite o site da Alpha e confira nossas principais ofertas de canais!

Deixe um comentário

Como posso ajudar?