Como funciona compra e venda de canais de YouTube?
Primeiramente, para te ajudar a entender mais sobre esse processo, é necessário saber como funciona a compra e venda de canais de YouTube.
Basicamente, o que se faz aqui é a comercialização da propriedade de uma conta. Ou seja, uma pessoa interessada em comprar adquire o canal de quem está vendendo. Assim como qualquer outra transação, os valores são definidos por quem vende, com base em alguns fatores.
Por exemplo, quanto mais seguidores ou visualização um canal tiver, maior será o preço praticado pelo vendedor. Mas o que faz desse negócio algo interessante?
Por que comprar um canal de YouTube?
A compra de um canal do YouTube pode ser feita por diferentes motivos. No entanto, o mais comum é que o comprador busque um canal pronto, com um público já presente, o que facilita seu trabalho de divulgação de uma marca, produto ou serviço, por exemplo.
Com isso, o comprador não tem todo o trabalho de construir o canal do zero ou de atrair um público maior no começo.
Dessa forma, aliás, é possível focar muito mais no conteúdo que será publicado, o que também ajuda no crescimento do canal depois da compra.
E por que vender?
Por outro lado, quem venda, em geral, visa fazer uma renda extra ou mesmo ter nesse negócio uma renda fixa todo mês.
Assim, o vendedor realiza todo o trabalho de abertura e aprovação de um canal, além de buscar pelos primeiros seguidores e visualizações. A ideia aqui é criar perfil no YouTube que atraiam muitas visualizações.
Isso porque, como já citamos antes, quanto mais seguidores e interações no canal, maiores são as chances de ganho do vendedor.
Há alguma proibição?
Mas existe alguma proibição ou limite para que isso seja feito? Apesar de muitos acharem que sim, não há muitos fatores que impeçam a comercialização de canais.
Dessa forma, é possível fazer a compra e venda de canais de YouTube de forma até simples. Isso porque muitas plataformas auxiliam compradores e vendedores a negociar um canal.
Ou seja, não há impeditivos para quem deseja criar canais para venda ou adquirir um perfil no YouTube. O limite, em geral, serão os valores praticados no mercado e os requisitos da compra.
Como fazer a compra e venda de canais de YouTube?
Contudo, para fazer a compra e venda de canais de YouTube, o ideal é entender mais sobre esse processo. Isto é, não basta só querer fazer negócio, é preciso saber como e onde fazer.
O mais recomendado, aliás, é que o comprador busque por canais que façam sentido para seu tipo de negócio ou público-alvo. Além disso, há também outros fatores para se considerar, como o tamanho do canal e a sua verba para compra.
E para quem venda, existem os cuidados na criação do canal do YouTube para venda, além do trabalho em fazer o canal crescer. Mas para te ajudar, separamos algumas dicas a seguir!
Dicas para quem compra
Para quem compra, o ideal é sempre se atentar para quais são os objetivos do seu negócio. Assim, filtre suas buscas por canais que façam sentido para sua marca, produto ou serviço.
Um bom cuidado para se tomar aqui é verificar se o canal possui vídeos postados recentemente. Isso ajuda a saber se o canal possui mesmo um público ativo, o que é importante para o crescimento de acessos e visualizações.
Dicas para quem vende
Para quem vende, a dica mais importante é buscar ter uma frequência na postagem de conteúdo. Deixar o canal que será vendido parado pode desvalorizá-lo, diminuindo o valor que você pode conseguir por ele.
Sendo assim, procure sempre movimentar os canais que você deseja vender, além de diversificar a criação de canais com diferentes temas e públicos.
E para te ajudar nesse processo, você conta com a ajuda da Alpha, seja para quem compra ou anunciar um canal do YouTube. Saiba mais sobre a Alpha e entenda como comprar e vender é mais fácil aqui!